Bons hábitos são para vida toda:

  • Evitar o uso de estimulantes (café, chás pretos, álcool, fumo)
  • Moderar na quantidade de alimentos de origem animal
  • Evitar o excesso de açúcar
  • Evitar o excesso de produtos industrializados (corantes, conservantes, etc.)
  •  Beber muita água filtrada (1 hora antes das refeições ou 2 horas depois)
  • Mastigar bem os alimentos
  • Fazer várias e pequenas refeições ao dia em lugar calmo e tranqüilo Pensar na alimentação como uma fonte de saúde e não colocar sua função social ou o prazer que ela proporciona acima de tudo.

 DICAS DE SÁUDE



Obesidade pode aumentar o estresse físico sobre a coluna, pernas, órgãos internos e pode exacerbar muitos problemas físicos que comprometem a saúde do paciente. As causas mais  comuns da obesidade são: dieta pobre relacionada aos hábitos alimentares e a falta de exercícios. Outros fatores que podem provocar a obesidade incluem alterações funcionais metabólicas, principalmente relacionadas com as glândulas tireóideas, diabetes, hipoglicemia, tensão emocional e compulsão por comer.



Suplementos vitamínicos e minerais são essenciais para pessoas que praticam exercícios periodicamente. São encontrados em abundância em frutas e verduras, de preferência cruas. Existem fórmulas manipuladas prescritas pelo seu médico que podem ter doses que não estão disponíveis no medicamento industrializado, atendendo a certas peculiaridades de cada paciente.



Refeições: Obedeça sempre ao horário das refeições. A distribuição dos alimentos em diversas refeições é muito importante para o efetivo controle da doença, portanto, as refeições devem ser feitas nos horários indicados.



Exercícios: A prática regular de exercícios físicos além de reforçar a auto estima, é capaz de aliviar sintomas como tristeza, cansaço, estresse, ansiedade e depressão. Pratique exercícios, encontre a atividade física que melhor se encaixa no seu estilo de vida e deixe o mau humor de lado.



Exposição ao sol exige um fotoprotetor ideal que deve absorver ou bloquear as duas formas de radiação ultravioleta que são mais lesivas para a pele: a UVB e a UVA. Nas farmácias de manipulação é possível formular filtros solares ideais para proteção do rosto e corpo.



Escolha seu protetor ou bloqueador solar com um FPS de acordo com o seu tipo de pele e aplique-o pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e sobre a pele seca.



Horário: O melhor horário para se expor ao sol é pela manhã, das 8 às 10 horas, e após às 16 horas. Reaplique seu protetor solar de 2 em 2 horas ou após banho de mar ou de piscina, com a pele já seca e após atividade física.



Nunca utilize medicamentos indicados por outras pessoas que não o seu médico, pois o tratamento com remédios varia conforme as características físicas e estado de saúde de cada um. O uso inadequado de medicamentos podem causar danos gravíssimos à saúde.



Atletas: Em busca de ganho de massa muscular e com medo de aumentar a gordura corporal, muitos esportistas e atletas reduzem drasticamente o consumo de gorduras da alimentação, mas na prática essa conduta pode prejudicar sua saúde e performance. Fique atento!



Dúvidas: O que são os radicais livres e antioxidantes? Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron. Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados à processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Deve ser lembrado os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias e controlando o tônus dos "músculos lisos".Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos. Nas farmácias de manipulação é possível manipular fórmulas com estes antioxidantes, prescritas pelo seu médico, que podem ter doses que não estão disponíveis no medicamento industrializado, atendendo a certas peculiaridades de cada paciente.


 

Proteínas: Qual é a importância delas? Proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos, são moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Por exemplo: enzimas, hemoglobina, certos hormônios e o colágeno dos ossos, tendões e pele são todos proteínas. Entre outras coisas, as proteínas regulam a contração muscular, produção de anticorpos, expansão e contração dos vasos sangüíneos para manter a pressão normal.

Fonte:ABO-CE